Call for papers: Dossier “Migration and Exile”

English

Papers for  a dossier on “Migration and Exile” should be submitted before December 31st 2012.


Only papers from anthropologists in Brazilian instutions are accepted. For more information, please see the tab “Português”.

Português
A VIBRANT recebe até 31 de Dezembro de 2012 contribuições na forma de artigos, resenhas e material audiovisual para composição de um dossiê intitulado “Migração e exílio”.
O dossiê contemplará artigos, resenhas, notícias acadêmicas e materiais áudio-visuais produzidos por antropólogos que trabalhem, estudem ou realizem sua pesquisa no país ou em vinculação com instituições acadêmicas brasileiras, com foco em reflexões etnográficas e/ou teórico-metodológicas sobre migrações e exílios. O objetivo é reunir contribuições que demonstrem a importância das etnografias e do campo de estudos das migrações para problematizar: 1) as categorias que definem os sujeitos da mobilidade – “exilados”, “refugiados”, “migrantes”, etc…; 2) as formas de (re)produção das fronteiras de pertencimento, identidades, alteridades e hierarquias sociais; 3) a produção, usos e disputas em torno da memória na imigração histórica; 4) as relações entre migração e política: temas como o deslocamento por conflitos sociais, a criminalização das migrações, a vigilância e o fechamento de fronteiras, entre outros; 5) as relações entre a economia política global e as políticas imigratórias (em âmbito nacional, regional e internacional); 6) o emprego do nacionalismo metodológico na pesquisa social e seus limites. Neste sentido, as migrações são aqui entendidas em sentido amplo, como fluxos de pessoas, signos e capitais, relacionados aos desdobramentos da economia política e a práticas translocais. A intenção é apresentar uma seleção de produções com diferentes perspectivas teóricas e cobrindo a maior diversidade possível de temáticas, recortes geográficos, políticos, nacionais, culturais e históricos. Os trabalhos devem ser redigidos em língua inglesa, francesa ou espanhola. Para a apreciação dos pareceristas, contudo, serão aceitos, em casos excepcionais, artigos redigidos em português, cuja tradução, em caso de serem aprovados, ficará sob a responsabilidade dos autores. As instruções completas para formatação dos trabalhos estão disponíveis no link Instruções para autores. Os autores devem submeter os seus trabalhos aos editores deste número, Bela Feldman-Bianco (bfb@uol.com.br) e Douglas Mansur da Silva (douglas.mansur@ufv.br), às editoras adjuntas Desirée de Lemos Azevedo (desireelazevedo@gmail.com) e Liliana Lopes Sanjurjo (lilisanj@yahoo.com.br), e aos editores da Vibrant, Peter Fry e Carmen Rial (vibrant.aba@gmail.com).

Scroll to Top